PINTURA,ESCULTURA: BELEZAS ETERNAS

A pintura acompanha o ser humano por toda sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX.
Vamos conhecer um pouco da vida dos maiores pintores e escultores de todos os tempos.



" BRANCO SOBRE BRANCO"
Era o nome e a melhor expressão da obra mais famosa do russo Kasimir Malevitch.
Uma tela pintada de branco.





Malevitch, artista da Ucrânia, influenciador da arte abstrata, criador do suprematismo, andou bem nessa composição de 1918. Com branco na cabeça, transporta-a para as telas, engole as cores e nos faz pensar. Em qualquer coisa. Mas pensamos. Antes de ter o branco, ele enveredou para o quadrado preto.


O Suprematismo (em russo, Супрематизм) foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1915 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado preto sobre um fundo branco. Em O mundo sem objeto, livro publicado em 1927 pela Bauhaus, Malevich descreve a inspiração que deu origem à poderosa imagem do quadrado negro sobre um fundo branco:


"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei Suprematismo."

Kazimir Maliévitch nasceu perto de Kiev, na Ucrânia. Seus pais, Seweryn e Ludwika Malewicz, eram poloneses étnicos e ele foi batizado na Igreja Católica Romana. O pai foi supervisor nas refinarias de açúcar, pelo que era obrigado a viajar constantemente.
Em Parjómovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura; gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que o rodeiam. Em Konotop dedica-se exclusivamente a pintar e produzir a sua primeira obra. Em meados dos anos 1890consegue ser admitido na Academia de Kiev.
Quadrado negro sobre fundo branco, pintado entre 1913 e 1915, constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É composto por dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A obra foi apresentada pela primeira vez na exposição 0,10 em Petrogrado, com 38 outras obras supremasitas, marcando o lançamento do manifesto e o início do movimento.
Durante a guerra, cerca de quinze dos seus quadros desapareceram e jamais foram reencontrados. Uma parte deles está atualmente no Stedelijk Museum de Amsterdam e outra, no MoMA de Nova York.

                                                   ◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘




                        JANET FISH



Parte de uma série de obras caracterizadas por objetos de vidro, " Orange Lamp And Oranges" é exemplo das experiências contemplativas no trabalho dessa notável artista plástica. A composição abstrata representa o estilo audacioso da artista e pode ser apreciado nas complexas interações de cores e formas, superfícies e espaços, num espetáculo de luz e sombra.
Este quadro  pertence  a D.C.Moore Gallery, Nova York, USA. Foi produzido no ano de 1982.
Algumas outras obras de Janet Fish:


ORANGES...


BEAUTIFUL AUTUMN








SRING PARTY
                                      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

                       JOE  ANDOE
Evocando sua educação religiosa, o pintor Joe Andoe, nascido em Oklahoma, busca revelar o sublime no lugar comum. Aqui, uma tulipa solitária torna-se o simbolo de renascimento e renovação.
_"As minhas pinturas estão todas sintonizadas na mesma frequência.Eu paro de trabalhar num quadro quando ele começa a zumbir!"
Essa obra está descrita assim:
- "Sem título"_ óleo sobre linho ( 1,02 mx 1,22 m)- 1988- coleção do Reader's Digest.
Algumas de suas obras;
UNTITLED (ROSE) 1989



UNTITLED ( IRIS)...1988


THE MOON AS THE SUN
............................................................................................


GIOVANNI LUTERI DOSSO DOSSI

Pintor  italiano, nascido em Pieve di Cento, perto de Bolonha, c. 1480 e faleceu em Ferrara, c. 1542.
Influenciado por Giorgione e por Ticiano, deixou, em Ferrara, cenas mitológicas e temas religiosos com grandes paisagens ricamente coloridas, de um maneirismo impregnado de romantismo e mistério.



CIRCE OR MELISSA

APOLLO AND  DAPHNE

BACCHUS AND ARIADNE

THE REST ON THE FLIGHT INTO EGYPT

...................................................................................................................................................................


ANTONIO DA SILVA SANTOS DUARTE

Escultor português, nasceu em Caldas da Rainha, em 1912.
Associou técnicas modernas e procedimentos de tradição clássica ( estátuas de Camões e de Cesário  Verde), além de várias  outras estátuas de navegadores portugueses.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




Foi publicado em  03 de dezembro de 1919:

MORRE RENOIR, IMPRESSIONISTA



" Morreu, no dia 03 de dezembro, em Cagnes-sur-Mer, na Riviera, aos 78 anos, Pierre Auguste  Renoir, um dos maiores mestres do Impressionismo francês.
Autor de obras primas como " A Banhista" e  " Os guarda-chuvas", Renoir era um especialista em cenas da vida urbana de seu tempo, quase sempre retratando figuras humanas, entre as quais se destacavam os nus.
A BANHISTA

                       OS GUARDA-CHUVAS Desde 1903 ele estava recluso em sua villa perto de Cannes, tentando, em vão, curar o reumatismo que o condenara a viver numa cadeira de rodas e a pintar com o pincel amarrado em sua mão".



..................................................................................................................................................

MICHELÂNGELO NÃO FEZ TUDO SOZINHO



Quando a Capela Sistina, toda reformada, foi reaberta em 1994, evocou uma imagem comum de  Michelângelo; o gênio solitário preso entre a agonia e o êxtase, deitado de costas num andaime, isolado, o pincel na mão. Na realidade, isso é mistificação. O artista renascentista estava por trás de todo mundo _ parecia-se mais com um moderno executivo bem sucedido.
Novos documentos encontrados nos arquivos de Florença e Pisa mostram a preocupação de Michelângelo com os mínimos detalhes _ exatamente como alguns executivos. esses documentos esclarecem o Michelângelo empresarial. Há cerca de 475 anos, ele era o principal executivo de uma pequena para média empresa - sua oficina_ que, de tempos em tempos, prestava contas a presidentes de conselho muito exigentes.



Homem de bom gosto, culto, Michelângelo viajava em classe executiva ( de mula) ou primeira classe( a cavalo), vestia-se elegantemente de preto, bebia vinho Trebbiano e comia peras florentinas.
O mito romântico de que Michelângelo trabalhava sozinho condiz com a ideia do artista criador. Ma, na verdade, raramente ele trabalhava sozinho. pelo menos treze pessoas ajudaram-no a pintar o teto da Capela Sistina; e cerca de vinte participaram do entalhe dos túmulos de mármore da Capela  Medici, em Florença, com suas alegorias Dia e Noite. Durante os dezoito anos que passou construindo a Biblioteca Laurenciana, em Florença, supervisionou uma equipe de, pelo menos, duzentas pessoas.
Conhecemos seus auxiliares porque todas as semanas Michelângelo registrava os nomes, dias trabalhados e salários de cada empregado. A maioria deles era tão conhecida que ele os chamava pelos apelidos, os equivalentes do renascimento para beto, Neco, Duda _ bem como Mosca, Cenoura, Esquisitão e Gatuno.
Como gerente de recursos humanos, Michelângelo conhecia seu pessoal:  Michele era o tipo irresponsável e trapaceiro; Rubecchio, um desgraçado total; Pietro era um almofadinha que gostava mais das belas roupas do que trabalhar. Mas, embora os trabalhadores de Michelângelo algumas vezes o decepcionasse, ele nunca os despedia. " É preciso ter paciência", escreveu, comentando uma obra de má qualidade.



Seus funcionários tinham vantagens _ horários flexíveis, bom salário e segurança no emprego _ a não ser quando as mortes de seus patrocinadores papais interrompiam o fluxo monetário. Muitos eram empregados de 10, 20, 30 ou mais anos _ notável, tendo em conta a expectativa de vida da época.
As ligações íntimas do artista com seu pessoal garantiam a estabilidade no trabalho e o controle de qualidade. Mas, quando Francesco da Sangallo apresentou uma escultura malfeita, Michelângelo suspendeu seu pagamento, anotando: " Não quero lhe dar mais, se ele não cumprir o que prometeu".
O empresário Michelângelo era versátil: sonhou com uma fachada de igreja, uma biblioteca e um mausoléu, tudo em Florença. E reprogramou a elite dos entalhadores ( escultores em mármore) para que realizassem a sua visão.
Bom solucionador de problemas, fazia alterações e resolvia os impasses quando se apresentavam. Passava os dias entrando e saindo das linhas de montagem e trabalhava quase todos os sábados e a maioria dos feriados. Em resumo, como os executivos, Michelângelo controlava todas as peças e envolvia-se com tudo. Para supervisionar os escultores trabalhando na Biblioteca Laurenciana precisava de " cem olhos", escreveu ele.
Ele também encorajava a composição criativa e a iniciativa no desenho e execução. Para construir a Igreja de San Lorenzo, usou blocos de mármores das pedreiras alpinas que ainda hoje se mantem praticamente inacessíveis. Organizou uma sistema de transporte com trenós e bois e selecionava e inspecionava todo o seu material, discutia preços com os carregadores e fazia desenhos até mesmo  dos mínimos detalhes, aparentemente os mais insignificantes. Depois virava o papel para fazer cálculos, contar alqueires de cereais, redigir uma carta ou compor poesia.



Michelângelo morreu quase aos 90 anos, em 1564, um gênio criador e um sábio executivo, homem que se sentia igualmente à vontade no mundano e no sublime. Como acontece com muitos outros empresários, houve falhas ocasionais em seu estilo gerencial, mas ele teve um êxito extraordinário em dar o melhor de si e de seus colaboradores. Durante sua vida, conseguiu agradar a todos os clientes e continua a fazer isso desde então.


BASEADO NA CRÔNICA DE WILLIAM E. WALLACE
PROFESSOR ADJUNTO DE HISTÓRIA DA ARTE NA
UNIVERSIDADE DE WASHINGTON, EM  ST.LOUIS, É
AUTOR DO LIVRO " MICHELÂNGELO AT SAN LORENZO:
THE GENIUS AS ENTREPRENEUS(cAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS)
SELEÇÕES DO READER'S DIGEST EM ABRIL DE 1997
.........................................................................................................

             ESTÁTUAS IMPORTANTES NO BRASIL

Vou mostrar aqui algumas das estátuas mais importantes, mais belos existentes em nosso país!

Começando pela estátua erguida a Tiradentes, em Ouro Preto, Minas Gerais, que foi inaugurada no dia 21 de abril de 1894, pelo Sr. Afonso Pena, Governador mineiro.

É toda de granito e tem cerca de 20 metros de altura. Foi feita pelo escultor V. Cestari. Data de 25 de setembro de 1891 a lei que autorizou a construção  de um monumento ao protomártir da Independência.


Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura colonial brasileira, foi sede do governo e palco da Inconfidência Mineira, um movimento muito importante para a independência do Brasil da exploração portuguesa. A cidade é tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade e proporciona uma daquelas viagens fantásticas!
............................................................................................................................

A primeira estátua que se fez no Brasil está hoje no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Foi seu autor o famoso Mestre Valentim e data de 1784, sob o governo de Vice-rei Luís de Vasconcelos.
No século XVIII, a Rua das Bellas Noites, atual Rua das Marrecas, ligava o Passeio Público ao Chafariz das Marrecas, na atual Rua Evaristo da Veiga. Este Chafariz foi feito por Valentim de Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim. No final do Século XIX o Chafariz foi derrubado a marreta, mas felizmente João Barbosa Rodrigues, Diretor do Jardim Botânico acolheu as estátuas e atualmente elas podem ser apreciadas no Jardim Botânico. Nos anos 20 do Século XX, Magalhães Correa construiu uma réplica da obra prima de Mestre Valentim no Jardim Botânico.

Os originais da Ninfa Eco - ninfa da deusa Juno e do caçador Narciso, por quem a ninfa se apaixonou estão guardados em um Pavilhão protegido do tempo. As estátuas foram as primeiras esculturas fundidas no Brasil, datam de 1783, tem a particularidade de terem sido feita em chumbo. O Chafariz original possuía entre as duas estátuas, as esculturas de várias marrecas em bronze que deram nome ao Chafariz, duas delas encontram-se no Museu da Cidade, uma está em Recife e as outras desapareceram.


.....................................................................................................................................................................................

                           QUEM  FOI  VELÁSQUEZ ?



Considerado o maior pintor da Espanha e um dos maiores vultos da pintura ocidental, Diego Rodriguez da Silva Velásquez nasceu na cidade de Sevilha, no ano de 1599 e morreu em Madri, em 1660. desde cedo demonstrou grande amor pela pintura, tendo estudado com Herrera e Francisco Pacheco, de quem se tornou genro. No início, Velásquez sofreu a influência de Caravaggio e Pieter Aertsen,porém sem aceitar a cor do italiano ou o plebeísmo do flamengo.
Caterina van Henessen, 1548


Recomendado ao Rei Felipe IV por Gaspar de Guzman, Duque de Olivares, foi incorporado ao serviço do monarca em 1623. Demonstrou tanto valor que, em 1628, quando Rubens visitou Madri, persuadiu o soberano a enviar o jovem Velásquez à Itália. Durante dois anos, o jovem pintor espanhol dedicou-se intensamente à sua arte, estudando e copiando os mestres italianos, notadamente Tintoretto, Ticiano e Veronese.
                O almoço

Com a sua volta a Madri, em 1631, Velásquez deu início à fase mais notável da sua carreira. Voltou à Itália, em 1643 para adquirir obras de arte para a Galeria Real.Foi feito membro da Ordem de São Tiago em 1652 e,em 1660, após regressar de uma viagem aos Pirineus, caiu enfermo para não mais erguer-se.
Velásquez dominou todas as regras e segredos da pintura e encetou diversas inovações e experiências, técnicas ou temáticas. Afirmam os estudiosos que cada pincelada de Velásquez possui interesse próprio; seu colorido, sempre subdividido, adquire nas últimas obras tal intensidade que despertou o entusiasmo de Monet. Como retratista, Velásquez foi fabuloso, deixando obras notabilíssimas como o " Duque de Olivares", que se encontra no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Infanta Margarida da Áustria


Fez parte do movimento artístico conhecido como barroco. Também retratou elementos da mitologia. As características do barroco são o tenebrismo (aplicação de fundo escuro) e o realismo (busca por detalhes para deixar a obra mais real possível).
Família de  Felipe IV ou As Meninas.

Curiosamente,  Velásquez só deixou  um único estudo de nu feminino. É este " Vênus ao espelho", uma tela extraordinariamente linda, que se encontra na National Gallery, em Londres. Seu valor é inestimável,não sabendo os peritos no assunto a verdadeira cotação da magnifica tela em nossa moeda. É uma obra prima excepcional por sua sensibilidade contida e fremente.
A maioria das suas obras encontra-se no Museu do Prado, na Espanha. Os apreciadores de Velásquez lastimam muito que " Vênus no espelho" também não esteja na notabilíssima galeria do Prado.
Vênus no espelho, 1648


Papa Inocêncio


Santa Rufina

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////







Obeliscos  são monumentos construídos em forma de agulha piramidal, geralmente feitos de uma só pedra sobre uma coluna. Para a maiorias dos estudiosos sobre o assunto, o Egito é a pátria dos obeliscos. Alguns acreditam que a cidade de Heliópolis, consagrada ao Deus-Sol Hélio, é o berço desses curiosos monumentos. Nessa localidade os egípcios ainda conservam o mais antigo obelisco do globo, que data do ano 3.200 a.C, e possui o nome de Usisrtassem I, pertencente à decima segunda dinastia.


No antigo Egito, os obeliscos eram sempre aos pares, à porta dos templos ou em outras construções, diante da casa ou do túmulo de um alto cidadão. Os textos gravados nos obeliscos geralmente não continham nada mais do que os títulos do rei fundador, com uma fórmula que encerrava o nome do deus a quem era consagrado e algumas vezes o motivo pelo qual tinha sido levantado. Os faraós saitas elevaram-nos em grande número, na maior parte em pequenas dimensões!


Em Paris, ergue-se o famoso obelisco de Louqsor ou Louksor, nome do navio especialmente construído para buscá-lo no Egito, no dia 15 de agosto de 1831. A relíquia, que  veio da cidade de Luxor, mede 28,23 metros de altura e se encontra na Praça da Concórdia desde 1836.
Augusto e Constantino, segundo alguns autores, possuíram os maiores obeliscos de que se tem memória, todos originários do Egito.
O de Augusto foi ,muitos anos depois, encontrado sob as ruínas do Coliseu. Estava partido em três blocos e, na restauração pela qual que teve de passar, teve a sua altura reduzida para 23 metros. Depois de totalmente reparado, o histórico monumento foi erigido na Praça del Popolo, no tempo do pontificado de Sixto, no ano de 1589.
Já o de Constantino, levantado em Tebas, Grécia, por ordem do imperador, que destinava o famoso obelisco a Bizâncio, encontrava-se ainda em Alexandria, por ocasião da morte deste príncipe. Constantino fez com que o transportassem para Roma e foi levantado no Grande Circo no meio da Spina, por volta do ano de 357. Tornaram a encontrá-lo no ano de 1587, partido em três pedaços. Foi restaurado pelo arquiteto Fontana. Desde o ano de 1588, acha-se o célebre obelisco na Praça de São João de Latrão.
Roma possui muitos obeliscos célebres. Segundo alguns autores, os mais ricos do globo erguem-se nas proximidades do túmulo de Augusto.
Na Praça de São Pedro há o famoso obelisco do Vaticano. Mede cerca de 26 metros de altura. Sua origem é egípcia e foi erigido em Roma por ordem de Calígula.
Os obeliscos  eram um importante elemento na arquitetura do Antigo Egito. . As colunas de pedra conhecidas como obeliscos têm quatro lados que vão diminuindo progressivamente e que no topo têm uma pirâmide. O mais antigo deles data de cerca de 4 mil anos. Mesmo o mais novo tem uns 2 mil anos. Os obeliscos, geralmente de granito  vermelho, eram extraídos pelos antigos egípcios como um único bloco grande de pedra  . Alguns são enormes. O maior obelisco ainda de pé fica em uma praça romana; tem 104,99 pés de altura e pesa umas 455000 kg. A maioria deles é decorada com hieróglifos.


O objetivo desses monumentos era honrar o deus-sol Rá.. Foram erigidos para agradecê-lo por sua proteção e pelas vitórias concedidas aos soberanos egípcios, bem como para pedir favores. Acredita-se que seu formato se originou das pirâmides. Eles representam os raios de sol que aquecem e iluminam a terra.
Além disso, os obeliscos eram usados para glorificar os faraós . Suas inscrições descrevem vários governantes egípcios como "amado de Rá" ou "belo... como Atum", que era o deus do sol do fim do dia. Uma dessas inscrições fala a respeito da perícia militar de um faraó: "Seu poder é como o de Horus [deus da guerra], o touro que esmaga terras estrangeiras e mata os rebeldes".
Os primeiros obeliscos foram erigidos na cidade egípcia de Junu (a Om bíblica), que se acredita significar "Cidade da Coluna", talvez se referindo aos próprios obeliscos. Os gregos chamavam Jonu de Heliópolis, que quer dizer "Cidade Sol", visto que era o principal centro egípcio para a adoração do Sol. O nome grego Heliópolis corresponde ao nome hebraico Bete-Semes que significa "Casa do Sol". O livro bíblico profético de Jeremias fala sobre a destruição das "colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito". Isso pode referir-se aos obeliscos de Heliópolis.
Obelisco da Vitória, em Berlim


Obelisco de Thutmosis III, Istambul
Obelisco de Washington 


Obelisco  Egípcio

Fontes: Curiosidades..... volume 3

                Wikipédia
  Egito, terra sagrada  
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Em Milão, na Itália, ergue-se uma catedral toda feita em mármore. é um templo original. O célebre edifício mede cerca de 131.000 metros quadrados e a sua construção, por mais estranho que pareça, exigiu 427 anos de trabalho, pois teve início em 1386, na Idade Média e só foi concluída nos fins de 1813.



É o maior templo de mármore do Globo. A torre principal mede cerca de 11o metros de altura. As paredes são revestidas de artísticos blocos de mármore de Carrara, o mais precioso do mundo.
Diz-se que nesse templo, gastaram-se mais de 2.000.000  quilos de mármore.



Uma das mais belas catedrais góticas do mundo, a sua construção começou  onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore. O Duomo foi toda construída com o maravilhoso mármore branco-rosa de Candoglia (no Lago Maggiore) que viajava através dos canais de Milão e chegava em um lago praticamente atrás de onde hoje é a igreja.

A construção da catedral começou por trás e no de  1418 o altar maior foi consagrado pelo Papa Martinho V. Segundo observadores, o Duomo não é uma catedral iluminada e a parte interior pode decepcionar depois que se examina bem a parte exterior. Atualmente existe também uma grande diferença na cor do mármore externo e interno, já que o lado de fora passou por uma limpeza nos últimos dez anos e o interior mostra o mármore escurecido pelos anos.
Depois das estátua externas, a outra atração na decoração da catedral são os vitrais que no período dos bombardeios da Segunda Guerra foram retirados e substituídos por pedaços de madeira e contam histórias de santos e profetas. Sarcófagos de mármore de famílias nobres de Milão enriquecem as várias capelas laterais e entre as estátuas dentro da catedral, a mais famosa é a de São Bartolomeu dissecado, que segura a própria pele como um manto.

Ainda dentro da catedral é possível visitar a cripta de São Carlos Borromeo e uma pequena sala onde ficam expostos os tesouro do Duomo .
Muita gente não sabe, mas sob o Duomo, descendo uma escada localizada junto a entrada da catedral, ficam os restos de época romana (sec. IV) das antigas basílicas de Santa Tecla (que era a basílica usada no verão e era onde hoje é a praça) e de Santa Maria Maggiore (usada no inverno e localizada exatamente onde hoje é presente a Duomo). O espaço não é grande mas é belíssimo!

Pesquisas...... Curiosidades........ Valmiro Rodrigues Vidal
                                      Maravilhas da Arquitetura Gótica


............................................................................................................................................................
O santuário da Chiesa de Santa Margherita del Cerchi, conhecida como a Igreja de Dante,é mais uma capela do que uma igreja. O pequeno local de oração de um só aposento é um destino popular entre os fãs do poeta, que o veneram como o solo sagrado no qual transcorreram dois momentos cruciais de sua vida.


Segundo a lenda, que foi, naquela igreja, aos 9 anos de idade, que Dante viu, pela primeira vez, Beatris Portinari, por quem se apaixonou à primeira vista e por quem sofreu a vida toda.




Para grande agonia de Dante, |Beatriz se casou com outro homem e depois morreu muito jovem, aos 24 anos. Foi também, naquela igreja, alguns anos depois, que Dante se casou com Gemma Donati, mulher que, segundo o escritor e poeta Boccacio, se mostraria uma péssima escolha como esposa.
Apesar de ter tido filhos, o casal dava poucas mostras  de afeto e, após o exílio de Dante, nenhum dos dois cônjuges demonstrou grande interesse em se reencontrar.
O amor da vida de Dante sempre fora a falecida Beatriz Portinari, moça que o poeta mal conhecera mas cuja lembrança, de tão avassaladora,fez do fantasma a musa inspiradora das maiores obras do florentino.
Atualmente, a Igreja de Dante é um templo para quem sofre com um amor não correspondido. A própria Beatriz está sepultada dentro da igreja e seu modesto túmulo se tornou um local de peregrinação para os fãs do  poeta quanto para os que trazem no peito um coração partido.

Uma das caracteristicas dessa igreja é que sempre abrigava concertos e, mesmo quando não havia nenhum em curso, tocavam as gravações de concertos anteriores para que os visitantes pudessem apreciar a música a qualquer hora.
Porém,o principal motivo que levava as pessoas a visitarem essa igreja a visitarem era algo muito diferente. Não era nem tanto pelo sepulcro em si, mas o famoso objeto ao seu lado: uma cesta de vime!


O cesto está posicionado ao lado da tumba. Está sempre repleto de pedaços de papel _ cartas escritas à mão pelos visitantes para a própria Beatriz. Ela se tornou uma espécie de santa padroeira dos que sofriam de amor.

Segundo uma antiga tradição, preces manuscritas podiam ser depositadas naquele cesto, na esperança que Beatriz intercedesse pelo remetente _ talvez inspirando alguém a amá-l0 mais, ajudando-o a encontrar um amor de verdade ou até mesmo dando-lhe forças para esquecer um amor já falecido!

E, até hoje, as visitações à essa pequena igreja acontecem diariamente, com muita intensidade. Quem não possui a esperança de ter, em sua vida, um grande e verdadeiro amor?





Referência:   História de Dante e Beatriz............................................................................................................................














































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário