LITERATURA INFANTIL, MUITOS LIVROS

Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades – o céu não é o limite para aquele que lê!

Foi somente no século XVIII que o conceito de criança começou a mudar. A criança passou a ser considerada como criança e um tipo específico de literatura foi desenvolvido para ela. Esse tipo de literatura foi denominada literatura infantil. Antes daquela época, as crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as crianças das classes populares liam lendas e contos folclóricos. Com o passar do tempo, esses clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos inspiraram os contos de fadas. Vamos ver, aqui, alguns exemplos de autores e obras de literatura infantil de todos os tempos!



UMA GRACINHA ESSE LIVRO E A CRIANÇA FICA BEM ENVOLVIDA COM A HISTORINHA! VALE A PENA TER EM CASA PARA O SEU FILHO!



TENHO CERTEZA DE QUE TODAS AS CRIANÇAS VÃO GOSTAR DESSAS HISTÓRIAS! SÃO SIMPLES E DIVERTIDAS!

TODA A CRIANÇA DEVE ADQUIRIR, DESDE MUITO CEDO, O HÁBITO DA LEITURA. ELA VAI DESENVOLVER MUITO MAIS A SUA IMAGINAÇÃO, APRENDER MUITO MAIS  SOBRE TUDO, DO JEITINHO DELA E  ACREDITAR QUE LER É MUITO BOM.
MEU NETO TEM 4 ANOS E 8 MESES E NÃO FICA SEM
OS LIVROS DELE. E CADA VEZ QUER MAIS! ISSO É MUITO IMPORTANTE!
ESSES LIVROS EM 3D SÃO FANTÁSTICOS. A CRIANÇA FICA APAIXONADA POR PODER TOCAR NAS FIGURAS, FICA IMAGINANDO COMO SERÃO DE VERDADE, OBSERVAM OS MÍNIMOS DETALHES. 


É UM VERDADEIRO MUNDO DE SONHOS E QUE DEVE ESTAR INTEGRADO A VIDA INFANTIL SEMPRE.
É POR AÍ QUE COMEÇAM OS SONHOS! É POR AÍ QUE COMEÇA A ESTABILIDADE EMOCIONAL: O BRINCAR, POR SI SÓ E O BRINCAR ATRAVÉS DA LEITURA, DAS GRAVURAS EXISTENTES NOS LIVROS!
OS LIVROS NÃO DEVEM E NEM PODEM SER USADOS PARA SUBSTITUIR A EDUCAÇÃO QUE CABE AOS PAIS FORNECER AOS FILHOS; MAS, TORNA-SE UM GRANDE AUXILIAR, NA ESCOLA E NA FAMÍLIA, AO  DIVULGAR VALORES ÉTICOS E MORAIS, DANDO ÊNFASE AOS ENSINAMENTOS DOS PAIS E PROFESSORES. POR ISSO, OS LIVROS SE TORNARAM SEMPRE TÃO IMPORTANTES!



DURANTE MUITOS ANOS EU OUVI, DE ALGUNS PAIS, QUE LIVROS NÃO SERVEM PARA NADA E SÓ FAZEM " A GENTE GASTAR DINHEIRO COM COISA INÚTIL"!
AINDA BEM QUE ESSE CONCEITO TORTO ESTÁ DESAPARECENDO, PORÉM MUITO DEVAGAR! AINDA NOS DIAS DE HOJE, EXISTEM PAIS QUE " ACHAM BOBEIRA" ESSA " COISA DE COMPRAR LIVROS" PARA AS CRIANÇAS!
E, QUANDO EU DIGO HOJE, É HOJE MESMO, EM PLENO 2014!
ABSURDO ? SIM, EU TAMBÉM ACHO! POR ISSO, TANTO TRABALHO PARA MOSTRAR A TODOS QUE OS LIVROS SÃO NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SIM E QUE, CADA VEZ MAIS, DEVEM FAZER PARTE DOS BRINQUEDOS E DAS HORAS DE LAZER DE TODAS AS CRIANÇAS!







O Ursinho Grande adorava a sua camisola às riscas. Era quentinha, era macia. E era a sua favorita! Só que esta já não lhe servia e ele dá-a ao seu irmão, o Ursinho Pequeno, que fica radiante. Só que, sem querer, estraga a camisola e o irmão mais velho fica zangado.

As crianças terão então de ajudar o Ursinho Pequeno a fazer uma nova camisola, uma camisola que seja ainda mais bonita e muito colorida. Em pintura ou colagem deverão incluir o Ursinho Pequeno e esta nova melhor camisola do Mundo e arredores!



Como o Vento soprava! Comos os Trovões ressoavam! Como os relâmpagos lampejavam! O Ursinho Bebé, o Pequeno Ursinho e o Ursinho Grandinho estão assustados por causa da tempestade lá fora. Um a um, acreditando que havia um monstro lá fora, pedem ao pai para ir dormir na sua cama… “Que ursinhos assustadiços!” dizia sempre o Papá Urso.
As crianças terão de pintar a família dos Ursinhos, na cama, tapados pelos cobertores e cheios de medo e, do lado de lá da porta, o monstro “mais maior  de grande” e assustador do Mundo (e claro, dos arredores)!



Agora uma grande novidade: apesar deste livro ser obviamente para crianças, o passatempo é para todos nós, os grandões. O livro tem a ver com profissões e, por isso, terão de se recordar dos seus próprios tempos de criança e fazer um desenho em que apareçam (vocês, ou escolhendo um animal) a representar aquilo que gostariam de ser quando fossem grandes.



"Maricota e as formigas" tem ilustrações de Luiz Renato do Nascimento e o texto envolvente de Neila apresentando uma personagem que nos ensina a livrar-nos de um problema com as mais diversas e criativas soluções. Mas, como formigas se revelam cada vez mais fortes, desperta na criança o sentimento de vingança. A autora tem a coragem e a sensibilidade de nos levar a uma viagem por entre os sentimentos mais verdadeiros da alma infantil.


Se num momento Maricota sente raiva, em seguida se mostra arrependida despertando os sentimentos de compaixão, solidariedade, fraternidade,nos permitindo uma forte identificação com a personagem. Ao final da historia Neila Bruno no leva a descoberta dos valores mais nobres da humanidade: “E, assim, a menina e a formiguinha se tornaram grandes amigas, cada uma desempenhando seu importante papel na natureza”.




Em Forma de divertidos versos, ensina hábitos de higiene que devemos tomar ao passearmos com nossos cães, mantendo a nossa cidade cada vez mais limpa e bonita. Além de trazer belas ilustrações para as crianças colorirem e um divertido jogo da memória.


A Minha Casa Encantada é uma encantadora coleção onde a história dá vida a diversos personagens muitas vezes esquecidos em nossos lares. Neste primeiro número, em forma de divertidos versos, ensina hábitos de higiene que devemos tomar ao usarmos o banheiro. Além e trazer belas ilustrações para as crianças colorirem.


O livro conta a história divertida de um homem pobre, que mora as margens de uma lagoa e tem como vizinho um perigoso jacaré. Com humor e belas ilustrações o livro prende a atenção das crianças e estimula o interesse pela leitura. É um livro interativo onde a criança pode colorir as páginas.


Adivinha quanto
EU TE AMO

Formato: Livro
Autor: Sm McBratney
Ilustrações: Anita Jeram
Editora: WMF MartinsFontes
Assunto: Infanto-Juvenil
Indicação: 5-8 anos

Como medir o amor que se tem a alguém? Impossível.
Nós pais vivemos perguntando aos filhos se eles nos amam... e quanto amam... E numa ansiedade sem fim, queremos ouvir, dizer e confirmar isso a toda hora...



Competindo por gestos um coelhinho e seu pai tentam provar o quanto amam um ao outro. E claro, cada um quer amar mais, muito mais...
Esticando seus braços tentando medir o tamanho do seu amor eles respondem:

- Te amo, um tantaaaaaão assim...
"Adivinha o quanto eu te amo", durante toda sua narrativa,
 mostra o amor de um pai e um filho, que não cabe em medidas
 ou palavras.
Um amor vai além de todo gesto e resposta..
Um amor infindo, que quer se mostrar demasiadamente. 
Uma história emocionante, divertida e cheia de ternura... 
Mas afinal, quem foi mais longe com esse amor?

Esse livro faz parte da Coleção Itaú!




Entre os gêneros mais indicados para  que a criança
 amplie o gosto pela literatura, existem uma enorme
variedade deles que podem ser utilizados, porém o
mais importante  é que a própria criança escolha o
que ela quer ler, desde que já tenha idade para isso.
Para que isso aconteça, a criança deve ter acesso a
esse mundo de sonhos e beleza desde cedo.



Dentre todos os gêneros, temos de destacar a 
poesia, os contos de fadas, as parlendas, a fantasia
de modo geral.
A literatura infantil estimula a curiosidade, incentiva
o desejo de aprender cada vez mais!






QUEM É ...

 FERNANDA LOPES DE ALMEIDA?



Escritora brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 1927.
Dedicou-se, sobretudo, à literatura infantil. É autora de :
- A Fada que tinha ideias
- Soprinho.......narrativas que renovam o modelo tradicional do conto de fadas.

-Curiosidade premiada
- O gato que pulava em sapato......mostrou como a criatividade e o inconformismo da criança podem provocar mudanças comportamentais na família e na sociedade.

Escreveu também, entre outros:
- A margarida friorenta
-O Equilibrista 
- Pinote, o fracote e Janjão, o fortão.














AGORA É SÓ ESCOLHER E LER MUITO......


SUGESTÕES PARA AS CRIANÇAS





   







INCENTIVE SEUS FILHOS A LER.
É IMPORTANTE PARA QUE  SE TORNEM  ADULTOS  MAIS FELIZES !



Nenhum comentário:

Postar um comentário